Reclamações sobre negativa de cobertura saltam 440%
Fonte: Agência Estado
Notificações foram de 13 mil em 2010 para mais de 72 mil em 2013. Para agência, número reflete aumento da consciência (e do número) dos consumidores.
Reclamações sobre negativa de cobertura saltam 440%: Segundo um levantamento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e obtido, por meio da Lei de Acesso à Informação, pelo jornal O Estado de S. Paulo, as negativas de atendimento comunicadas por beneficiários de planos de saúde quintuplicou nos últimos quatro anos. O salto foi de cerca de 13 mil em 2010 para mais de 72 mil notificações em 2013.
Segundo o diário paulista, são cerca de 8 casos notificados por hora, no qual os clientes não conseguiram aval para a realização de procedimentos médicos ou exames. A alta registrada no período é de 440%.
Ouvido pelo jornal, André Longo, diretor-presidente da ANS, disse que os números refletem um aumento da consciência dos consumidores sobre seus direitos, além do aumento do número de beneficiários das operadoras. Hoje, disse, a ANS recebe mais queixas do que “todos os Procons do País”.
Desde 2011 a Agência definiu prazos máximos para atendimento, e cerca de um terço das reclamações de negativas tem relação com o descumprimento de prazos.
Em 2010, a média foi de uma negativa para cada 3.365 clientes, em um universo de 45,1 milhões de beneficiários. Quatro anos depois, com 50,5 milhões de clientes, a proporção foi de uma para cada 697 beneficiários.